13.2.08

Resenha Histórica da Sociedade Filarmónica Catarinense

A fundação da Banda da Sociedade Filarmónica Catarinense deve-se um grande homem, o Reverendo Pe. Agnelo Monteiro Dinis, que em 1892 ocupava o lugar de pároco na freguesia de Santa Catarina. O seu gosto pela música fez com que em Maio desse mesmo ano nascesse a primeira Banda de Santa Catarina, tendo sido então consagrada ao Sagrado Coração de Jesus, pelo seu fundador.
Ao longo dos seus já 116 anos de vida surgiram muitos e bons executantes de música dos quais muitos fizeram carreira em bandas militares.

Durante a Guerra do Ultramar foi obrigada a sofrer uma interrupção pelo facto de grande número de músicos serem convocados a apresentarem-se ao serviço militar e muitos deles ainda verem-se obrigados a emigrar mas, durante os seus anos no activo, era bastante completa tendo um Grupo Coral que conciliava vozes com instrumental pelo que era muito requisitada para a animação de celebrações religiosas pelas localidades vizinhas. Na época natalícia, principalmente, a animação das missas era sempre da responsabilidade da Banda de Santa Catarina facto que era muito acarinhado pela população que fazia questão de nunca faltar as celebrações pela sua “magia”.

Mais tarde em 1976, surgiu a vontade de reatar o que tinha ficado como perdido e, o gosto para que a Banda de Santa Catarina voltasse a reaparecer. Assim e pela mão do Sr. Silvino Heliodoro, ex-executante da banda do exército (que viria a ser extinta) e músico da Banda da PSP, e alguns colegas, em 22 de Outubro de 1978 foi constituída a primeira Direcção cujos constituintes eram: Presidente: Silvino Heliodoro; Secretário: Almerindo da Conceição Lopes da Silva; Tesoureiro: António Matias Severino; e suplentes efectivos: Davide Maria Funcheira, José Bernardino Ramalho, Álvaro do Carmos Almeida.
Foi então criada ainda uma escola de música em que o ensino da música era e, ainda nos dias de hoje o é, feito de uma forma gratuita.
Desde a sua fundação sempre ensaiou em locais pertencentes à igreja e, em 1985, o Sr. Silivino Heliodoro fez questão de garantir uma sede própria para a Banda, cumprindo assim um sonho antigo, que viria a surgir no edifício polivalente e que actualmente alberga a Sede da Filarmónica, a Junta de Freguesia, o Centro de Saúde e o salão de festas.
Em Outubro de 2008, comemora o 30º aniversário do ser ressurgimento facto que foi comemorado no dia 19 de Outubro na Vila de Santa Catarina com um encontro de Bandas Civis tendo como bandas convidadas, a Sociedade União Alcaçovense e a Banda Filarmónica de Odemira.
Em 1992, aquando da comemoração do seu 100º aniversário, foi galardoada com a Medalha de Mérito Grau Ouro do concelho de Caldas da Rainha.
É associada da Federação de Filarmónicas do Distrito de Leiria.
Actualmente é composta por 40 elementos, na sua maioria com menos de 20 anos, os quais aprenderam música de forma gratuita desde muito jovens.
É, actualmente regida pelo Maestro Bruno Santos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei do que vi e li, é sempre importante para as pessoas, mesmo da próximas territorialmente, conhecer melhor a história de uma Banda. É como conhecer uma arvóre à qual nunca tinhamos visto a raíz.

Força, continuem

Ivone disse...

Saudações,

O meu irmão (Arlindo Ferreira da Silva), fez parte da banda no final dos anos 70 inicio de 80, e não temos nenhum registo fotográfico dessa altura. Pergunto se a SFC tem arquivos onde constem fotos de antigos musicos?

Bem haja!